BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
terça-feira , julho 25 2017
Home / Dirigir / Como Perder o Medo de Dirigir

Como Perder o Medo de Dirigir

Você se apavora ao ficar no volante e quer aprender como perder o medo de dirigir?

Muitas pessoas não sabem como superar este problema e, mesmo tendo habilitação e um carro à disposição, preferem deixá-lo na garagem e utilizar o transporte público ou, até mesmo, pegar carona com alguém.

 

  • Quer perder o medo e aprender a dirigir?
  • Já é habilitado, mas tem medo de dirigir?
  • Ou até mesmo você que nunca tocou num volante antes e deseja tirar sua habilitação!
Como Perder o Medo de Dirigir
Como Perder o Medo de Dirigir

 

Para confirmar se você realmente tem medo de dirigir, basta verificar a presença dos seguintes sintomas ao ficar na frente do volante: boca seca, batimento cardíaco acelerado, suor excessivo, tremor e vontade de urinar.

Apesar de muitos motoristas inexperientes terem vergonha de admitir que sofrem desta fobia, a realidade é que há milhares de pessoas na mesma situação. Por isso, não se preocupe, pois você não está sozinho(a) nessa!

Então, como perder o medo de dirigir?

A primeira coisa que você deve fazer é não se sentir culpado e encarar o problema com mais otimismo. Como assim?

➡ QUERO PERDER O MEDO DE DIRIGIR 

As pessoas que tem algum medo em particular tendem a alimentar sentimentos negativos dentro de si e não demonstram a força necessária para superá-lo. A consequência disso é que evitam o confronto direto e acabam perdendo a batalha antes mesmo de ela ter começado.

Por isso, a etapa fundamental para como perder o medo de dirigir é preparar adequadamente o seu lado psicológico para ganhar mais coragem e olhar o problema com menos pessimismo. Este é o estado mental necessário para começar o processo de superação.

Depois disso, o próximo passo é entender as principais causas e avaliar quais são as soluções que podem ser aplicáveis para o seu caso. Como há diversos fatores que contribuem para o surgimento desta fobia, é preciso refletir um pouco antes de buscar uma solução definitiva. Cada caso é um caso.

Causas do medo de dirigir

Diversas são as causas do medo de dirigir e como perder o medo de dirigir, mas algumas delas são as mais comuns e percebidas por muitos motoristas que ainda sofrem com este problema.

Não importa se você ainda está na auto escola ou se já possui a CNH, os sintomas são os mesmos para quem sofre com esta fobia: forte ansiedade, mãos trêmulas, suor excessivo e pernas bambas.

Ou seja, são reações semelhantes a de pessoas que estão em situações de medo intenso ou extremo estresse. O grande problema é que no trânsito estes sintomas podem causar acidentes.  Conheça quais são as principais causas do medo de dirigir e reflita se você está incluso(a) em alguma delas.

Principais causas do medo de dirigir:

1 – Falta de segurança em si mesmo

Este é um estado psicológico que muitas pessoas passam em diversos estágios de suas vidas, uns conseguem superar, outros não. Quando isso acontece com relação a dirigir, pode ser muito grave, pois são vidas que estão em risco, inclusive a sua. Se você sente-se inseguro(a) ao dirigir não é com psicóloga que você vai perder este medo, mas sim com um especialista em direção que irá mostrar o porquê e como esta insegurança acontece e, de fato, como preencher cada lacuna até sentir-se seguro(a).

2 – Falta de prática

Às vezes uma destas causas do medo de dirigir está relacionada à ausência de mais aulas práticas, pois quanto mais se pratica, mais aprende e mais intimidade se adquire com o volante. Isso somente vai ser comprovado praticando, mas caso já tem passado por esta fase e nada mudou, então vamos para o próximo item.

3 – Trânsito super agitado

Este medo é um dos mais comuns por pessoas com fobia de direção, afinal todos temos medo de causar acidentes no trânsito e quando ele está muito agitado as coisas só tendem piorar, como por exemplo, várias pessoas circulando ao mesmo tempo, muitas motocicletas, placas, animais e semáforos. Estes fatores acabam deixando a pessoa bastante insegura e, ainda, com mais medo.

4 – Traumas do passado

Há muitos motoristas que pararam de dirigir devido à perda de pessoas queridas no trânsito e se você ainda está vivo(a), você deve viver e dirigir pode ser ótimo, basta aprender a gostar e deixar as consequências ruins para trás. Saiba que este trauma pode ser superado, há especialistas, como psicólogos, que o ajudará a superar este problema, basta querer. Então, não pare de viver e dirigir por este motivo.


➡ QUERO PERDER O MEDO DE DIRIGIR ⬅

Como Perder o Medo de Dirigir
4.56 (91.11%) 9 votes